domingo, 15 de janeiro de 2017

Gestão da politica da educação inclusiva, Reflexões e Desafios !


     Uma politica educativa que afirme que sobre o professor recaem as esperanças de melhoria da educação brasileira tem como único efeito situar o professor frente a um ideal que adquire mais a dimensão de "fardo" a ser carregado solitariamente que de uma possibilidade a ser concretamente alcançada.Esta é uma das queixas que se verifica, muitas vezes se sentindo impotentes, diante das dificuldades para a atender a diversidade de seus alunos.
       Sabemos que o professor sozinho pouco pode fazer diante da complexidade de questões que seus alunos colocam em jogo. (SEESP/MEC, 2005) Por estas questões, a constituição de equipes multidisciplinar, que permita pensar o trabalho educativo pedagógico desde os diversos campos do conhecimento, é básico para compor práticas inclusivas. Além destas, um conjunto de equipamentos de apoio externo são fundamentais! Envolvendo organizações sociais especializadas, que possuem em seus quadros técnicos profissionais de diversas áreas! Neste quesito, o gestor educacional, deve ter profundos laços de aproximação.Com todos os conflitos sociais que nos assolam temos que pensar a escola de forma diferente, ou seja, além do professor,  os contextos familiares dos alunos, em especial as condições sócio econômicas. Talvez num primeiro momento, o enfoque de ser dado a novas metodologias de inserção, já que ainda muitas instâncias públicas funcionam de forma dissociadas! Educação, Saúde e Assistência Social! Os fatores emocionais são essencial para o desenvolvimento da inteligência do individuo.( Daniel Goleman,2012 ) mostra como a incapacidade de lidar com suas próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.
       

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